terça-feira, 11 de maio de 2010

Heidi Weber + Le Corbusier


Heidi Weber foi a pessoa responsável pela grande difusão artistica do arquiteto Le Corbusier. Em 1960, ela teve a visão de construir um museu projetado pelo arquiteto, que tinha como objetivo apresentar suas obras de arte em um ambiente ideal. O Museu Heidi Weber é considerado hoje um único "Gesamtkunstwerk" - (um trabalho completo de arte).

Heidi Weber começou em 1957, em Zurique, como uma decoradora de interiores de sucesso trabalhando no seu próprio estúdio de design de interiores "Mezzanin". Ela ficou imediatamente impressionado pelo poder que Le Corbusier tinha de condensar ritmo tremendo e espírito em tela.

O primeiro encontro de Heidi Weber com Le Corbusier foi em 1958 e resultou em um acordo de licença para a produção de 3 cadeiras chaise-longue que ele havia projetado em 1927. As cadeiras se tornaram imediatamente um sucesso comercial e a unidade de produção de Heidi Weber foi incapaz de acompanhar a demanda. Como ela não pretendia expandir sua pequena fábrica, decidiu sub-licenciar seus direitos à empresa de móveis italiana Cassina, a partir de então Cassina começa um grande sucesso mundial vendendo cadeiras.

Enquanto Le Corbusier estava em Paris Heidi Weber o visitou a cada duas semanas durante um período de sete anos. Ela organizou e realizou exposições regulares de suas pinturas, esculturas e trabalhos gráficos originais em sua galeria Mezzanin em Zurique. Através destas atividades e seu compromisso genuíno em relação ao trabalho de Le Corbusier, ela ganhou a sua confiança e recebeu dele o direito exclusivo de representar suas obras de arte durante um período de trinta anos. Foi ela que publicou suas obras gráficas em todo o mundo.

Passadas quatro décadas, os esforços de Heidi Weber foram totalmente dedicados exclusivamente para fazer de Le Corbusier um gênio reconhecido universalmente. Fiel ao legado de Le Corbusier, o desejo Heidi Weber é difundir a sua mensagem universal para todos os continentes em que suas obras tornaram-se parte da herança cultural do mundo.



(Fonte de pesquisa: http://www.centerlecorbusier.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário