segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apresentação - Heidi Weber Museum

O Museu Heidi Weber, também conhecido como Centro Le Corbusier, localizado nas margens arborizadas do Lago Zurique, é hoje um museu e galeria que reflete a unidade harmônica entre a arquitetura, as esculturas, as pinturas, os desenhos mobiliário e os escritos de Le Corbusier. Foi o último edifício projetado pelo arquiteto e só ficou pronto em 1967 após a sua morte, que aconteceu em 1965.

Le Corbusier fez grande uso de elementos pré-fabricados, a estrutura do edifício está dividido em duas partes: na primeira, dois cubos, com faces de painéis coloridos (vermelho, amarelo, verde e preto) de aço esmaltado e vidro, acima deles, estruturalmente independente, se encontra a coberta projetada como um guarda-chuva de aço maciço cinza, um "teto flutuante" para manter a construção protegida contra a chuva e o sol. É uma verdadeira obra de arte.

A construção modular dos cubos é suficientemente flexível para diversos usos, desde a casa, que foi como o edificio foi projetado inicialmente, como a galeria em que se transformou, sempre foi possível ser usada para tais finalidades. Dentro do espaço disponível sob o guarda-chuva do telhado, o prédio interior pode assumir diferentes configurações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário