segunda-feira, 24 de maio de 2010

Le corbusier na Literatura

Le corbusier se comprometia por suas visões e idéias em que ele circulou em mais de 50 livros e incontáveis publicações em jornais, artigos e discursos. O tema de principal interesse era sempre o plano de fundo sócio-político de urbanistas e arquitetos.

Sua primeira publicação foi em 1912 e por volta de 1923 ele ja tinha prestigio e respeito mundial por seu manifesto arquitetônico, "Vers une Architecture" (Rumo a uma Nova Arquitetura), que permanece até hoje, e é, provavelmente, o manifesto arquitetônico mais lido. Como resposta ele recebeu convites para lecionar em universidades e escolas de arquitetura no mundo inteiro.

Outras de suas obras são: "Urbanisme" (The city of tomorrow), "Maniere de penser l'urbanisme" (Looking at city planning) e "Le Modulor", que ganhou um público amplo e semelhando ao de "Vers une Architecture". Além destas, Le corbusier publicou também "Poeme de l'Angle Droit" (Poem of the right angle), seu trabalho poético que abrange uma coleção com 20 litografias e 20 poemas escritos à mão.

Na Feira do Livro de Frankfurt de 1999, "Rumo a uma Nova Arquitetura" foi declarado como um dos 100 livros mais influentes do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário