segunda-feira, 24 de maio de 2010

Objeto para si

A princípio podemos observar o museu Heidi Weber como um elemento simples, porém, depois de uma analise maior, vemos que não são apenas cubos juntos, simétricos e sobrepostos. Le Corbusier conseguiu apresentar um elemento simples com um projeto complexo.

O museu consegue nos transmitir um aspecto de obra de arte, começando por sua coberta, que é bem diferente, se assemelhando à uma tenda gigante totalmente de aço, o que nos chamou atenção, pois apesar do material pesado, o arquiteto conseguiu transmitir leveza, uma vez que em momento algum ela é tocada ou sustentada pela a edificação, fazendo com que seja uma das partes principais e mais charmosa, dando uma sensação de delimitação da obra.

O uso do vidro nas fachadas nos transmite transparência e mostra como a obra interage o meio interno com o externo, mesmo com a presença dos painéis coloridos esta relação não deixa de existir.

Em relação aos painéis que compõem as fachadas, estes solidificam a idéia de que o museu em si também é uma obra de arte, pois nos aproxima da visualização de quadros que podemos assemelhar com as famosas telas do pintor Mondrian.
Basicamente com a sua forma simples e cores bem vivas, a composição do Museu Heidi Weber nos dá um ar de uma edificação bem moderna, representando a arte viva em edificações, com o objetivo de expor e mostrar a arte dentro da arte.

Um comentário:

  1. Ola
    passei por aqui.
    Nao entendo nada de arquitetura, simetria?
    ixi... mas gosto das cores e curti a
    maquetesinha.ficou linda.
    Adoraria sua visita no meu blog.

    ResponderExcluir